Você sabe pedir ajuda quando está muito atarefada?
- Empreenda Maria ©
- 30 de out. de 2020
- 3 min de leitura
Quantas vezes já aconteceu de você estar fazendo alguma coisa, estar mega atarefada, precisando de ajuda, e tem alguém perto de você, alguém próximo até como um marido por exemplo, e essa pessoa não se movimenta, não se oferece para ajudar?

Pois é, isso é mais comum do que se imagina, não é mesmo? Tenho certeza que já aconteceu com você inúmeras vezes.
E sabe porque isso acontece? Simplesmente porque você não pede ajuda. Pode parecer estranho pensar dessa forma, mas se começar a prestar atenção em seus atos, verá que na maioria das vezes que isso aconteceu, você não pediu ajuda ou não procurou uma forma de dividir suas tarefas e, pior ainda, pode ter chegado naquele nível de estresse onde acaba pedindo a tal ajuda, só que já naquele calor do nervosismo, falando de maneira rude e áspera, chegando até a tentar criar o sentimento de culpa na outra pessoa, pois no fundo você se sente realmente assim, como uma vítima. Quando chega neste ponto, a outra pessoa fica sem entender nada, pois ela pode pensar “nossa, porque não falou antes?”, e é muito fácil começar uma discussão, principalmente entre as pessoas mais próximas, seja na família, seja na vida profissional.
Você não sabe o que está acontecendo na cabeça do outro, portanto não deve julgá-lo. Você deve olhar sempre para você mesma e analisar o seu comportamento. É aquela premissa: “o outro eu não controlo, mas eu sim”.
Infelizmente, nosso ego é forte e sempre tenta nos dominar. E quando sentimos orgulho, então, ele vira uma potência. Nosso orgulho em pedir uma ajuda, de solicitar uma gentileza de alguém, nos incapacita de vivermos em relacionamentos saudáveis. Você pode, inclusive, viver ao lado de alguém generoso e solícito e, mesmo assim, se estressar com essa pessoa por ela “não ajudá-la”.
Se isso acontece, perceba que seu orgulho está na potência máxima elevada ao quadrado. Pois no fundo você sabe que aquela pessoa é solícita, mas não entende que ela não tem obrigação de ser seu servo e ficar o tempo prestando atenção no que está acontecendo com você e se antecipando aos fatos. No fundo, é isso que você quer. Você quer que ela perceba que você está precisando de ajuda e se prontifique a fazer isso. Triste realidade. Veja como seu ego domina a situação quando faz você acreditar que a ação tem que vir de fora, tem que vir do outro, sem um mínimo esforço seu de provocar essa ação.
Quem já não pensou assim “ah, é melhor fazer do que pedir, pois eu prefiro do meu jeito, pois é mais rápido e, também, não preciso explicar”? Essa é uma grande armadilha do ego, pois faz você acreditar que é auto suficiente, que pode resolver tudo sozinha - e, na verdade, pode mesmo - só que isso vai te trazer irritação e estresse. Se responsabilize por seus atos. E se responsabilize também se você está sobrecarregada, pois é somente você que pode mudar isso.
Existem também os casos onde o outro é chato, irritado ou sempre atende seus pedidos de mau humor. Isso também pode criar uma barreira quando você precisar de ajuda, mas mesmo assim, vai continuar se estressando com o excesso de tarefas. Nestes casos, a sugestão é conversar com a pessoa, explicar tudo que acontece, o que você acha dela e como isso pode mudar. Uma conversa franca e de respeito, no momento certo, vai te surpreender.
Para terminar, faço um convite. Experimente mudar por um dia. Experimente, durante o período de um dia, conversar mais com as pessoas que estão ao seu lado. Nos momentos certos, seja quais forem que precise de um apoio, peça ajuda, explique seus problemas, explique suas necessidades, converse com elas. Faça, também, mentalmente um exercício e comece a se lembrar das vezes que você poderia ter evitado um estresse por sobrecarga de responsabilidades, se simplesmente tivesse pedido para alguém lhe ajudar em algo ou dividir uma tarefa.
Lembre-se sempre, você cria a realidade ao seu redor e o você cria seus sentimentos internos e seus sentimentos em relação às outras pessoas. Está tudo dentro de você.
Por: Edson Luiz Egilio.
A Empreenda Maria traz com conteúdo exclusivo para mulheres que trabalham por conta própria, em casa ou informais. Participe de nosso grupo de WhatsApp e receba gratuitamente dicas, aulas e conteúdo para você crescer e prosperar nos negócio. Clique: SIM, QUERO ENTRAR NO GRUPO AGORA!
Foto: reprodução internet.
Comments